A Qualidade da Vida Litorânea

A Qualidade da Vida Litorânea

A Qualidade da Vida Litorânea

Se você busca uma melhor qualidade de vida, viver em uma cidade litorânea, com certeza, é a sua melhor escolha. Além de ser ótimo para repor as energias (caso de descanso ou férias), também se mostra extremamente benéfico para morada permanente.

É de conhecimento geral que a qualidade de vida litorânea é superior à grandes centros por vários motivos, e alguns deles vamos discorrer ao longo desse post.

É comum encontrar pessoas mais velhas vivendo em cidades praianas, mas os benefícios podem ser aproveitados em qualquer idade.

Existem estudos que comprovam que as características das cidades litorâneas contribuem para que a qualidade de vida seja superior em comparação a outras cidades, mesmo aquelas fora das metrópoles, no campo ou na montanha.

Além disso, as cidades litorâneas possuem toda uma infraestrutura de serviços, além da boa qualidade de vida. Acesso à educação, à saúde, conveniências para o dia a dia, saneamento básico, condições econômicas favoráveis, tal qual outra cidade de grande centro ou do interior. Dependendo da comparação, até em nível superior.

Um dos principais fatores que fazem com que a qualidade de vida litorânea seja melhor é em relação ao estilo de vida que se leva nas cidades praianas, confira:

  • Água que revigora

O contato com a água causa efeitos positivos nas pessoas, principalmente se for ambientes naturais como a praia. Melhora a saúde e o bem-estar.

  • Alimentação

A cultura de alimentação nas cidades litorâneas é bem diferente, baseada mais em peixes e frutos do mar, pois consegue obter mais facilmente e sempre fresquinhos. A ingestão desses alimentos eleva o consumo de gordura poli-insaturada, benéfica à saúde.

Outro fator que ajuda na alimentação é o clima, que induz um maior consumo de água e de alimentos refrescantes como saladas e frutas.

  • Vitamina D

Também em função do clima é mais comum o uso de bermudas e camisas sem mangas, o que significa uma maior exposição ao sol, como consequência, a obtenção de vitamina D, que ajuda a controlar o humor e a fortalecer os ossos.

  • Prática de exercícios físicos

A praia por si só já um convite para uma boa caminhada, ou seja, o lugar proporciona a prática regular de exercícios sem aquela obrigação diária.

E muitos outros exercícios ou esportes podem ser praticados na praia: natação, surf, andar de bicicleta, correr com o cachorro, etc.

Além da melhora no metabolismo, fazer exercícios regularmente ajuda na qualidade do sono, no aumento da disposição, na melhora do nível de concentração e na memória.

  • Diminuição do estresse

O visual, aliado ao som que vem do mar tem o poder de diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, deixando você mais calmo e sereno.

 

Resumindo

A qualidade da vida litorânea é melhor por trazer mais benefícios do que qualquer outra localidade.

É uma consequência de hábitos mais naturais e saudáveis, tais como: uma melhor alimentação; relaxamento físico e mental; diminuição do estresse; prática de exercícios físicos regulares; contato com a natureza; melhora no humor; boa qualidade no sono; dentre outros.

Tudo isso só contribui para um ganho na saúde física e mental, deixando a vida mais plena e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *