Peruíbe

Peruíbe

Peruíbe O charmoso município litorâneo de  está localizado na região metropolitana da Baixada Santista, litoral sul do Estado de São Paulo. 

Seu nome é associado ao vocabulário indígena, que tem como tradução “no rio dos tubarões”. Peruíbe também faz parte do grupo de 15 municípios considerados estância balneária pelo Estado de São Paulo. 

Peruíbe é reconhecida por suas belezas naturais e por oferecer um turismo completo, onde você pode desfrutar de 32 km de belas praias, do turismo rural (no campo) e do turismo ecológico na montanha, cachoeiras e rios. Por isso é considerada por muitos como uma das mais belas cidades da Costa da Mata Atlântica. 

Atrações em Peruíbe 

A cidade de Peruíbe possui excelente infraestrutura para o turismo, podendo proporcionar aos visitantes momentos marcantes e agradabilíssimos, além de poder usufruir da qualidade de vida já vivenciada pela sua população. 

Peruíbe é considerada o Portal da Juréia, um patrimônio da humanidade reconhecida pela UNESCO, por ter parte de sua área incorporada à Estação Ecológica Juréia-Itatins, uma das últimas reservas da mata Atlântica do Brasil. Também possui parte de seu território dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, outra área de preservação e conservação ambiental. 

Dentro da Jureia, há dezenas de praias preservadas e praticamente intocadas, de beleza única, como a Desertinha, Tatuíra, Guarauzinho, Baleia, Arpoador, Parnapoã, Brava, Juquiazinho, Preta, Caramborê e Barra do Uma, já na divisa com Iguape.  Possui várias praias preservadas, singulares e de rara integridade, assim como paisagens exuberantes e ecossistemas extraordinariamente íntegros, como planícies fluviais, costões rochosos e manguezais. Abrigam ainda animais ameaçados de extinção. Dentre seus moradores podemos destacar antas, jacutingas, gavião-pomba, onças pintadas e pardas, bugios e papagaio-de-cara-roxa. 

Mais ao sul de Peruíbe encontra-se o Costão, onde fica a famosa ducha natural em meio à paisagem bruta. Um lugar bonito e tranquilo. 

Também pertencente à Peruíbe a famosa e temida Ilha das Cobras, que na verdade se chama Ilha da Queimada Grande, onde se encontra a cobra mais letal do mundo, a jararaca-ilhoa.  Por conta do perigo, e da impressionante estimativa de 5 serpentes por metro quadrado, a visitação ao maior serpentário natural do mundo é proibida e controlada pelo governo brasileiro. 

Ainda há outros pontos não menos interessantes para conhecer, como as cachoeiras do rio do Ouro, e as corredeiras do Perequê e do Paraíso, com tobogã e piscina natural. 

Vale também uma visita às Ruínas do Abarebebê, identificada como a primeira igreja construída no Brasil. 

O itinerário de passeio também pode passar pelo Museu Histórico e Arqueológico, o Aquário Municipal e o Mirante da Torre.

Sem contar nas visitas obrigatórias as mais diversas praias, em especial as do centro, com orla urbanizada, calçadões, jardins, ciclovias e quiosques. 

Referências 

Peruíbe apresenta um dos menores índices de poluição do litoral paulista, e tem sua arquitetura pautada mais em construções horizontais. 

Tem acesso pelas Rodovias Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Pedro Taques e Padre Manoel da Nóbrega. Está localizado a 142 km da capital paulista, a 20 km de Itanhaém, a 90 km de Santos, a 230 km de Campinas e a 320 km de Curitiba. 

Lama Negra de Peruíbe 

Por dispor em seu território de um produto mineral chamado de Lama Negra, rico em propriedades medicinais, que concede benefícios para a saúde e para a estética, Peruíbe também recebe a alcunha de “terra de eterna juventude”.  

Em sua estada na cidade, não deixe de visitar o Lamário de Peruíbe, vale a pena! 

One Reply to “Peruíbe”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *