
Peruíbe
Peruíbe O charmoso município litorâneo de está localizado na região metropolitana da Baixada Santista, litoral sul do Estado de São Paulo.
Seu nome é associado ao vocabulário indígena, que tem como tradução “no rio dos tubarões”. Peruíbe também faz parte do grupo de 15 municípios considerados estância balneária pelo Estado de São Paulo.
Peruíbe é reconhecida por suas belezas naturais e por oferecer um turismo completo, onde você pode desfrutar de 32 km de belas praias, do turismo rural (no campo) e do turismo ecológico na montanha, cachoeiras e rios. Por isso é considerada por muitos como uma das mais belas cidades da Costa da Mata Atlântica.
Atrações em Peruíbe
A cidade de Peruíbe possui excelente infraestrutura para o turismo, podendo proporcionar aos visitantes momentos marcantes e agradabilíssimos, além de poder usufruir da qualidade de vida já vivenciada pela sua população.
Peruíbe é considerada o Portal da Juréia, um patrimônio da humanidade reconhecida pela UNESCO, por ter parte de sua área incorporada à Estação Ecológica Juréia-Itatins, uma das últimas reservas da mata Atlântica do Brasil. Também possui parte de seu território dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, outra área de preservação e conservação ambiental.
Dentro da Jureia, há dezenas de praias preservadas e praticamente intocadas, de beleza única, como a Desertinha, Tatuíra, Guarauzinho, Baleia, Arpoador, Parnapoã, Brava, Juquiazinho, Preta, Caramborê e Barra do Uma, já na divisa com Iguape. Possui várias praias preservadas, singulares e de rara integridade, assim como paisagens exuberantes e ecossistemas extraordinariamente íntegros, como planícies fluviais, costões rochosos e manguezais. Abrigam ainda animais ameaçados de extinção. Dentre seus moradores podemos destacar antas, jacutingas, gavião-pomba, onças pintadas e pardas, bugios e papagaio-de-cara-roxa.
Mais ao sul de Peruíbe encontra-se o Costão, onde fica a famosa ducha natural em meio à paisagem bruta. Um lugar bonito e tranquilo.
Também pertencente à Peruíbe a famosa e temida Ilha das Cobras, que na verdade se chama Ilha da Queimada Grande, onde se encontra a cobra mais letal do mundo, a jararaca-ilhoa. Por conta do perigo, e da impressionante estimativa de 5 serpentes por metro quadrado, a visitação ao maior serpentário natural do mundo é proibida e controlada pelo governo brasileiro.
Ainda há outros pontos não menos interessantes para conhecer, como as cachoeiras do rio do Ouro, e as corredeiras do Perequê e do Paraíso, com tobogã e piscina natural.
Vale também uma visita às Ruínas do Abarebebê, identificada como a primeira igreja construída no Brasil.
O itinerário de passeio também pode passar pelo Museu Histórico e Arqueológico, o Aquário Municipal e o Mirante da Torre.
Sem contar nas visitas obrigatórias as mais diversas praias, em especial as do centro, com orla urbanizada, calçadões, jardins, ciclovias e quiosques.
Referências
Peruíbe apresenta um dos menores índices de poluição do litoral paulista, e tem sua arquitetura pautada mais em construções horizontais.
Tem acesso pelas Rodovias Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Pedro Taques e Padre Manoel da Nóbrega. Está localizado a 142 km da capital paulista, a 20 km de Itanhaém, a 90 km de Santos, a 230 km de Campinas e a 320 km de Curitiba.
Lama Negra de Peruíbe
Por dispor em seu território de um produto mineral chamado de Lama Negra, rico em propriedades medicinais, que concede benefícios para a saúde e para a estética, Peruíbe também recebe a alcunha de “terra de eterna juventude”.
Em sua estada na cidade, não deixe de visitar o Lamário de Peruíbe, vale a pena!
One Reply to “Peruíbe”