
O Roteiro das praias em Peruíbe
O Roteiro das praias em Peruíbe
Conheça as praias mais belas e extensas da região para você montar um tour simplesmente imperdível.
Peruíbe, uma cidade litorânea “jovem”, de 58 anos, faz parte da região metropolitana da Baixada Santista.
Além de ser, literalmente, a porta do mundo para uma das mais importantes, sensacionais e ricas unidades de conservação do planeta, a Estação Ecológica Juréia Itatins, Peruíbe possui praias simplesmente deslumbrantes, únicas em cada detalhe e que merecem uma visita.
Abaixo, vamos citar as principais praias de Peruíbe e suas características, que é um roteiro obrigatório no litoral sul do estado de São Paulo. São mais de 21 mil quilômetros de praias totalmente despoluídas
-
Praia do Costão
Com uma extensão de 567 metros, a praia do Costão possui areia fina e bem firme. O mar é calmo e com ondas pequenas.
Está localizada entre o Rio Preto o os Costões da Serra do Itatins, rochosos e com vegetação de Mata Atlântica. Do alto, consegue-se visualizar a portentosa paisagem das praias do centro.
Ainda possui uma nascente na serra que forma uma ducha de água clara e potável, ótima para tomar um banho refrescante.
-
Prainha
Propícia para pesca por conta das águas calmas em seus 345 metros. Possui um dos cenários mais belos da cidade de Peruíbe, onde vários turistas repetem a visita somente para admirar sua beleza.
De areia fina e do tipo monazítica (um minério que também se encontra em rochas eruptivas), fica em meio a costas rochosas e ilhas.
Também é um bom local para praticar esportes náuticos.
-
Praia do Guaraú
Uma praia de água límpida e areia fina, com 1.527 metros de extensão. Também é boa para a prática de pesca.
Ponto de encontro dos jovens e surfistas, também local de saída de passeios de canoa e trilhas.
No entorno visualiza-se a Serra do Mar, o Rio Guaraú e as Ilhas Guaraú e Guararetama.
-
Praia do Índio
Também chamada de Praia do Pesqueiro, localizada entre a praia do Costão e a Prainha.
Reza a lenda que um índio morava sozinho em uma fenda na rocha, por isso o nome.
-
Praia da Barra do Una
Com 2.150 metros, é, sem sombra de dúvidas, um dos trechos mais belos do litoral sul. Pode-se observar a natureza preservada em sua essência. Mangues, rios, ilhas, praias desertas e restingas compõem o cenário encantador.
-
Praia do Una
Do lado contrário da praia da Barra do Una, do outro lado do rio, fica a praia do Una. O acesso é restrito (e por terra, em estrada precária), e lá você encontra bares rústicos e pescadores que habitam ali.
-
Praia do Caramborê
Localizada no interior da Estação Ecológica Juréia Itatins, possui 543 metros de extensão. Suas águas são esverdeadas e calmas, enquanto a areia é dura e mais escura.
Por conta do acesso complicado não conta com muita agitação. Também não há estrutura de barracas no local, mas vale uma visita.
-
Praias do Centro
Da Praia do Tapirema até a Praia Central, sem divisão alguma, ficam as praias do centro, ao longo de 13.394 metros. Possui uma areia boa para prática de esportes, pois é dura e batida.
Para ajudar na paisagem, jardins bem cuidados e com ótima iluminação, garantem os passeios noturnos no calçadão.
-
Outras
Ainda há praias mais destinadas a pesquisas científicas e educação ambiental: Guarauzinho, Arpoador, Parnapuã, Brava, Juquiazinho e Desertinha.
Se você quiser fugir um pouco de praia, mas continuar na água, confira as Corredeiras do Perequê e o Núcleo Itinguçu, que proporcionam momentos agradabilíssimos.
Não é praia que você quer em Peruíbe? Clique aqui e confira!