Ecoturismo em Peruíbe!

Ecoturismo em Peruíbe!

Ecoturismo em Peruíbe! Peruíbe não é só uma das mais belas cidades litorâneas do litoral sul paulista, é também um excelente local para a prática do ecoturismo, um turismo feito em pequena escala, ou turismo de aventura, respeitando o meio ambiente natural.

O litoral apesar de ser sinônimo de praia e sol, tem um lado verde bem bacana para se conhecer. Estando em Peruíbe aproveite para visitar o que restou da cobertura original da Mata Atlântica no país, pouco menos de 10%.

Você vai se surpreender com a riqueza e a exuberância do verde em diversas nuances que abrange toda a região, desde Bertioga até Peruíbe. Uma excelente pedida para quem deseja passear em meio à natureza.

Além de ser imensamente rica, cultura e historicamente, muito por se tratar de um local que foi um dos berços da colonização do Brasil, a bela cidade de Peruíbe possui uma das mais ricas e importantes reservas naturais do mundo: a Estação Ecológica Juréia Itatins (EEJI).

Na verdade, a Estação Ecológica Juréia Itatins está situada entre os municípios de Peruíbe, Miracatu, Itariri e Iguape, contudo, sua maior parte dentre os quase 80 mil hectares, fica localizado na cidade de Peruíbe.

A EEJI representa a maior reserva de floresta nativa de Mata Atlântica, e preza pela preservação da natureza. A Estação abriga várias espécies da fauna e flora, alguns até na lista de ameaçados de extinção, e é artigo de estudo e pesquisas científicas por profissionais do mundo todo.

Um dos principais atrativos na Estação Ecológica Juréia Itatins é a trilha conhecida como “Caminho do Imperador”. Tem um grau de dificuldade alto e requer um bom condicionamento.

A trilha sai do rio Una, passando por toda praia do Una até sair na praia da Juréia. Pelo caminho é possível observar um cenário incomum repleto de apelo histórico, cultural e religioso. Também se passa pelos mais variados ecossistemas, tais como: o rio, o mar, o mangue, a encosta, a restinga, etc.

Mas a aventura com o ecoturismo não pára por aí. Peruíbe, além de outras trilhas, ainda reserva belíssimas cachoeiras em meio a paisagens estupendas, que devem ser visita obrigatória durante seu passeio.

A Corredeira do Perequê, por exemplo, é, sem dúvida alguma, um dos locais mais visitados em Peruíbe pelos turistas. Já no limite da Estação Ecológica Juréia Itatins corre um grande riacho chamado de Perequê. Por haver muitas trilhas de pedras no local, a aventura ecológica é garantia de visualização de paisagens ímpar, com quedas d’águas inigualáveis e plantas raras.

Não muito longe do centro de Peruíbe, em Guaraú, você consegue realizar outras atividades para complementar seu passeio ecológico. É possível fazer;

  • Ecocanoagem
  • Trilhas em meio a praias desertas e à Mata Atlântica
  • Trekking
  • Passeios de quadriciclos
  • Water trekking
  • Cascade

Como a maioria dos passeios ecológicos é feito em áreas de preservação, muito deles são monitorados, atentado para a conscientização e a educação ambiental.

Alguns passeios ainda podem receber grupos de bikers e de veículos 4×4, além das famosas caminhadas pela natureza. Outra sugestão é visitar os redutos para praticar o birdwatching.

Faça uma visita a Peruíbe e desfrute da maravilha verde no litoral sul paulista!

Leia também sobre Peruíbe, clique aqui! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *