A importância do corretor de imóveis

A importância do corretor de imóveis

Antes de começar a enumerar a importância do corretor de imóveis, vamos expor o significado da palavra corretor: é um agente de negócios cuja função consiste em aproximar as partes interessadas em determinada transação.

Antes ainda, pode-se citar os fatos de que o corretor de imóveis é a única categoria profissional que tem um capítulo exclusivo no Código Civil Brasileiro; e que possui legislação específica para a prática da profissão.

Pois bem, muitos ainda podem questionar a importância do corretor de imóveis, achando ser fácil fazer determinadas negociações. O ponto que se deve levar em consideração é o risco, e se isso vale a pena.

O corretor de imóveis é um profissional preparado para intermediações, que sabe de cada detalhe do negócio, agindo em prol tanto do comprador, quanto do vendedor.

O corretor legalizado junto ao conselho de classe (CRECI) está apto para divulgar e negociar a venda, a compra e a locação de imóveis. Também pode realizar avaliações do imóvel em função do mercado.

Para ser um bom corretor de imóveis, o profissional precisa ser um expert em gestão imobiliária. Ele precisa conhecer todos os trâmites dos negócios, conhecer documentação, saber sobre formas de financiamento, estar atualizado em relação a legislação e ter um bom feeling sobre o mercado e sua evolução. Conhecimentos básicos de construção completam o perfil do corretor de imóveis.

O corretor de imóveis é a pessoa ideal para entender, e atender as suas necessidades. Para que se ‘feche’ um bom negócio, é essencial que você tenha uma orientação profissional.

O bom corretor ainda desempenha seu papel de maneira discreta, prezando pelo sigilo das negociações, o que é bom para qualquer parte envolvida na negociação.

Infelizmente, no mercado há muitas armadilhas e gente querendo levar vantagem em negócios imobiliários. Um profissional vai livrar você dessas armadilhas e evitar ao máximo o risco de negócio mal feito.

Estar apoiado por um corretor de imóveis lhe conferem informações exatas e uma negociação mais segura. Seja para compra, venda ou locação.

É de responsabilidade do corretor a pesquisa sobre o imóvel, se ele está em condições de ser negociado. É esse profissional que irá assessorar você no processo do início ao fim.

Um corretor de imóveis que possui uma imobiliária passa ainda mais credibilidade aos seus clientes. Também é uma vitrine maior para negócios. Outro ponto a se destacar, é que geralmente as imobiliárias possuem um departamento jurídico que pode acompanhar toda tramitação durante as tratativas.

A contratação de um corretor de imóveis especializado evita insegurança na hora de fazer o negócio, prejuízos e transtornos, e ainda diminui os riscos com a negociação.

A comercialização de imóveis sem uma orientação de um corretor pode trazer sérios problemas a você. Documentação sem respaldo jurídico, valores abaixo do mercado, transações sem garantia, contrato que não protege o patrimônio, são alguns itens.

Se você pensa em investir em imóveis, o corretor pode auxiliá-lo nessa busca pelo imóvel ideal. É um profissional que acompanha as tendências do mercado imobiliário e poderá indicar algo compatível com o que deseja.

Para transações imobiliárias consulte sempre um corretor de imóveis!

One Reply to “A importância do corretor de imóveis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *